segunda-feira, 2 de março de 2009

Os pequenos procedimentos desapropriados e mecânicos utilizados nas subdivisões do setor financeiro também são responsáveis pelos grandes prejuízos empresariais.

Com a busca de aperfeiçoamento, empresas consideradas orgânicas estão cada vez mais se sobressaindo, devido, também à lentidão do desenvolvimento administrativo da maioria das outras empresas.
É possível afirmar baseados em estudos e pesquisas que grande parte das empresas de pequeno e médio porte continuam utilizando procedimentos internos mecânicos, ou seja, não buscam mudanças às pequenas tarefas do dia - a -dia.
As pequenas falhas cometidas nos procedimentos rotineiros das áreas de contas a pagar, contas a receber e cobranças do setor financeiro, são exemplos de que pequenos erros podem tornar-se grandes prejuízos.
Veja a seguir alguns exemplos de falhas, problemas que podem causar e algumas soluções sugeridas:
A falta de comunicação e o excesso desnecessário de pessoas na área de cobranças podem acarretar perca de clientes.
Quando não há comunicação entre responsáveis pelo setor de cobranças, pode haver cobranças redundantes, na qual é cobrado o mesmo cliente duas vezes pela mesma dívida, o que pode passar a impressão da má organização da empresa, pequeno detalhe que pode fazer com que o cliente opte por uma empresa concorrente, pois se um administrador não consegue verificar as pequenas falhas, o que dirá das maiores.
* Solução: A melhor maneira de evitar estas falhas é o incentivo a comunicação entre os funcionários, outra sugestão é que apenas um funcionário seja responsável pelas cobranças.
Contas a pagar sem previsão de saldo.
A falta de planejamento na área de contas a pagar de maneira que no dia do vencimento não haja saldo para pagamento, pode trazer maiores gastos como juros e outros, por ultrapassar os vencimentos.
* Sugestão: Verificar contas a receber previstas para o dia dos pagamentos e descontá-los, de forma que as contas a receber sejam direcionadas apenas aos pagamentos, assim a empresa não correrá risco de ficar sem saldo, mas para melhor desempenho, na compra é necessário que haja um relatório de contas a receber para que a escolha dos vencimentos sejam nos dias de maior saldo.
A diversidade de funções destinada a apenas um funcionário traz grandes prejuízos.
Quando as várias funções do setor financeiro são confiadas a apenas um funcionário a empresa corre o risco de fraudes.
Um exemplo é quando o mesmo funcionário que faz lançamentos no sistema de contas a pagar é o mesmo que efetua os pagamentos e faz conferências de extratos bancários.Neste caso o funcionário tem toda liberdade de pagar contas pessoais sem que ninguém perceba.
* Sugestão: Segregações de funções. Um funcionário fica responsável por lançamentos no sistema de contas a pagar, baseando-se em notas fiscais e conferências de extratos bancários pós - pagamentos e o outro funcionário fica responsável pelos pagamentos.
A ausência de controle interno no setor financeiro prejudica a imagem da empresa, pois é devido a esta ausência, que tais procedimentos passam despercebidos.
De acordo com a FASB (Financial Accounting Standards Board), controle interno consiste num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizados para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, bem como na correta apresentação daquelas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e que incluem políticas e procedimentos de manutenção dos registros contábeis, aprovações em níveis adequados e salvaguarda de ativos.
Segundo o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) os controles internos asseguram o atingimento dos objetivos, de maneira correta e tempestiva, com a mínima utilização de recursos.
O controle interno é a única solução para uma empresa que tenha o interesse de sair do mecanismo desapropriado, que perdura há anos.
O controle interno eficiente verificará desde os pequenos aos grandes procedimentos utilizados no setor, substituindo-os se necessário por outros mais adequados, com mais segurança, mais prudência, mais organização, mais facilidade, dando mais credibilidade aos clientes, o que fará crescer as perspectivas da empresa.

Um comentário:

  1. Oi Luciane...
    Está de parabéns seu blog e a pesquisa está muio bem esclarecida e objetiva. Tem até sugestões de soluções. Gostei.
    Vou acompanhar sempre que puder para poder me aperfeiçoar nesta área.

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